quarta-feira, 4 de março de 2009

História das linguagens de programação

(Por: Luiz Carlos Braga e André Luis Figueiredo)

Antes de conhecer toda a história das linguagens de programação é preciso ter uma definição sucinta do que a mesma significa. Linguagem de programação é um método padronizado de expressar uma instrução ao computador, um conjunto de regras sintáticas e semânticas, que sejam reconhecíveis, por meio de softwares de compilação, interpretação ou mesmo linguagem máquina, conhecida como binária.
A primeira linguagem criada foi a PLANKALKÜL, desenvolvida por Konrad Zuse, na Alemanha, esta não teve nenhum impacto nas gerações futuras no desenvolvimento de outras linguagens. ASSEMBLY também criado na década de 50 foi um marco importante que trouxe consigo a facilidade do uso de variáveis, mas foi considerada uma linguagem de baixo nível.
A primeira linguagem de alto nível foi o FORTRAN, cujo significado vem da expressão FORmula TRANslation, criada em 1954, possuía uma facilidade que era uma gama de instruções prontas. Em 1957 foi criada [B-0], que daria origem a Flow-Matic (1958), antecessor imediato de COBOL, de 1959. Lisp e ALGOL foram criadas em 1958. COBOL, “Common Business Oriented Language”, como já dito, foi criada no fim da década de 50 com o objetivo de ser plataforma de desenvolvimento para aplicações bancárias e financeiras em geral.
A Lisp, como dito anteriormente, nasceu em 1958 como uma ferramenta matemática independente de qualquer computador e só posteriormente se procedeu à sua adaptação a uma máquina e é uma linguagem dinâmica, cujos programas são constituídos por pequenos módulos, de funcionalidade genérica e que cumprem um objetivo muito simples. Já o Algol também desenvolvido em 1958 e possui várias versões, como por exemplo o Algol 58, Algol 60 e por fim o Algol 68. O Algol 58 foi a primeira proposta da linguagem, seguida pela Algol 60 que é a versão mais conhecida por todos, já o Algol 68 é a versão mais poderosa, porém menos conhecida, onde é uma linguagem imperativa e projetada a meta de um escopo muito maior de aplicações e uma sintaxe e semântica mais rigorosamente definida.
O Pascal é outra linguagem de alto nível, criada durante a década de 60. É uma linguagem bastante estruturada, com regras bastante rígidas, o que torna difícil de usar. Apesar de ter sido muito usada na década de 80, nos dias de hoje ela é usada apenas em alguns cursos como ferramenta de aprendizado.
A Ada é uma linguagem de programação estruturada, de tipagem estática, imperativa, orientada a objetos e é uma linguagem de alto nível, da qual foi origina do Pascal e outras linguagens. Foi originalmente produzida por uma equipe liderada por Jean Ichbiah da Cll Honeywell Bull, contratados pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos durante a década de 70, com o intuito de substituir as centenas de linguagens de programação usadas pelo mesmo. Ada é uma aplicação com compiladores validados para uso confiável em missões críticas, tais como softwares de aviação.
O Smalltalk é uma linguagem orientada a objetos fracamente tipada, nela tudo é objeto, sejam os números, as classes, os métodos, blocos de código, dentre outros. Não há tipos primitivos, ao contrário de outras linguagens que são orientadas a objetos; strings, números e caracteres são implementados como classes em Smalltalk, por isso esta linguagem é considerada puramente orientada a objetos.
O C foi desenvolvido durante a década de 70, mas ainda é largamente utilizado. A grande vantagem do C é permitir escrever tanto programas extremamente otimizados para a máquina, como seria possível apenas em Assembly, e ao mesmo tempo vir com várias funções prontas, como uma linguagem de alto nível, que podem ser utilizadas quando não for necessário gerar um código tão otimizado. Esta flexibilidade, permitiu que o C fosse usado para desenvolver a maioria dos sistemas operacionais, como o Unix, Linux e o próprio Windows. Usando o compilador adequado, o C pode ser usado para desenvolver programas para várias plataformas diferentes.
O C++ mantém os recursos do C original, mas traz muitos recursos novos, como recursos orientados a objetos, sento também bem mais fácil de utilizar. O C++ é bastante usado atualmente para desenvolver muitos programas para várias plataformas.
O Visual Basic por ser uma linguagem visual, ele é extremamente fácil de usar, janelas, botões e muitas funções já vem prontas, bastando ao programador usá-las em seus programas. O custo da praticidade é o fato dos programas serem bem mais pesados do que equivalentes feitos em outras linguagens, com em C, e de rodarem apenas dentro do Windows.
O Java, muito conhecido e usado nos dias de hoje, também é uma linguagem orientada a objetos e foi desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems. Diferentemente das linguagens convencionais, que são compiladas para código nativo, a linguagem Java é compilada para um “bytecode” que é executado por uma máquina virtual.
Enfim, com toda a praticidade e a evolução das linguagens de programação deram-nos a possibilidade de geração de programas que foi extremamente relevante para o conceito que temos hoje em programas utilitários diários, que facilitam muito a vida dos usuários.


O gráfico abaixo mostra em ordem cronológica a criação das linguagens de programação:





BIBLIOGRAFIA

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o

  • http://blog.uncovering.org/archives/2007/09/linguagens_de_p.html

  • http://www.guiadohardware.net/artigos/linguagens/






10 comentários:

  1. Computador com somente 0 e 1 é foda =P
    Eu não sabia que o Pascal foi inventado na década de 60 e usado com mais frequência somente 20 anos depois.Vivendo e aprendendo.

    ResponderExcluir
  2. Levantamento histórico interessante. Vocês conseguiram encontrar algum gráfico que mostrasse a hierarquia da criação das linguagens? É algo muito interessante.

    ResponderExcluir
  3. Bacana a pesquisa suas, gostei bastante da descrição das linguagens e suas derivações inclusives suas características basicas e para que foram feitas, em relação ao questionamento do tiago sobre um gráfico de ""idade"" das linguagens estava navegando por aki e encontrei um esboço do que seria apenas um exemplo da "linha de vida" das linguagens => http://professores.faccat.br/azambuja/historia_LPs.jpg

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da pesquisa de vcs, acho que foi objetiva e esclareceu bastante algumas dúvidas a respeito da diferença entre algumas linguagens!
    Acho q saber um pouco mais de cada uma é mto importante para obter um nível de conhecimento melhor! Buscar conhecimento é sempre essencial!

    ResponderExcluir
  5. gostei muito da postagem, achei interessante a linguagem smalltalk e não dá pra acreditar né, os cara antigamente programavam em zeros e uns, hehe, muito estranho, ficou joia, só achei que faltou algo(desculpe-me), falar sobre as diferenças das linguagens interpretadas e linguagens compiladas, seria interessante saber um pouco mais sobre algums linguagens voltadas pra web também, mas ficou show de bola, gostei do carinha programando com um teclado só com 0 e 1..=D

    ResponderExcluir
  6. A primeira linguagem em que programei alguma coisinha mais legal foi no pascal, gostava muito pois tinha muita facilidade. Alguém sabe alguma informação a mais sobre a linguagem BASIC? Lembro que já fiz alguma coisa com essa linguagem a muito tempo.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal saber um pouco sobre a evolução das
    linguagens de programação e um pouco sobre cada
    uma. Também acho que poderia ter falado sobre
    linguagens mais atuais voltadas pra web.

    ResponderExcluir
  8. bacana a postagem, além de explicar como surgiram algumas linguagens e pra que são mais eficazes, os links passados trazem muita informaçao e curiosidade! vi até uma foto da Ada Lovelace...hehe!
    parabens!

    ResponderExcluir
  9. Fala Galera...

    Pow... pesquisa excelente... deixou bem claro de onde vieram todas as linguagens que conhecemos e estudamos. Tomará que esse blog não morra depois que acabar o semestre...

    Abraços...

    ResponderExcluir
  10. História das linguagens é muito interessante, é algo que as vezes a maioria das pessoas não dão muita importâcia, estudam diversas linguagens e da onde tudo surgiu mesmo, não sabem e nem procuram saber. ótimo a postagem de vocês meninos pra pessoas como eu que está entrando nesse mundo das linguagens agora, isso é muito importante. Parabéns!!!

    ResponderExcluir